/ Políticas & Finanças

PF quer prorrogar inquérito sobre Renan Calheiros

A Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal a prorrogação por 60 dias do inquérito que investiga se Renan Calheiros recebeu propina para agir em favor dos interesses do empresário Richard Klien, da Multiterminais, gigante do setor de portos, quando era presidente do Senado. Os autos foram encaminhados à Procuradoria-Geral da República e a decisão caberá à ministra Rosa Weber, relatora do caso. Os investigadores suspeitam que os repasses foram vinculados à aprovação de duas medidas provisórias, uma editada em 2012 e outra em 2013. A primeira, conhecida como MP dos Portos, alterou o marco regulatório do setor, abrindo mais espaço para empresas privadas e modificando regras trabalhistas. A segunda ampliou a desoneração da folha de pagamentos de 14 setores da economia e permitiu que a contribuição patronal do INSS, de 20% sobre os salários dos funcionários, fosse trocada por uma alíquota que varia de 1% a 2% sobre o faturamento bruto.